quarta-feira, 20 de junho de 2012

PROJETO ESCOLAR

Hoje em dia apenas transmitir o conhecimento não é mais suficiente, pensando assim muitos professores estão promovendo atividades diferentes para suas turmas a nível de anos iniciais, atividades que complementam a o estudo  de nossos educandos.



PROJETO:O GADO LEITEIRO

O  projeto O GADO LEITEIRO tem como finalidade a ludicidade presente em todo processo de ensino e aprendizagem. Trás a vaquinha MEG como personagem lúdico,e transmissora da importância do gado de leite para as famílias do meio rural, buscando atingir de forma lúdica principalmente as dificuldades de escrita e leitura existentes na turma de 29 educandos do 3º ano vespertino da Escola Básica Municipal José Maria.
Buscarei através da ludicidade, cantigas de roda e brincadeiras usando como base o conhecimento cultural e científico,atingir não só os educandos envolvidos, mas também chegar perto de suas famílias, pois hoje a produção do gado leiteiro é uma das principais fontes de renda de nossas comunidades, onde se torna mais a inserção da família na vida escolar de seus filhos, por se tratar de um tema conhecido deles.






“Projetos Visconde e Emília”- na                   festa das diferenças

Contribuindo no desenvolvimento da leitura e da escrita explorando os diferentes gêneros textuais.


    Os PROJETOS VISCONDE E EMILIA-NA FESTA DAS DIFERENÇAS surgem da necessidade de aprendizagem das turmas de 4º e 5º ano do ensino fundamental com o objetivo de compreender e ressignificar a leitura e a escrita no processo ensino aprendizagem, além de abranger de maneira interdisciplinar as áreas de língua-portuguesa, história, geografia, ciências e matemática.
         Com os personagens lúdicos VISCONDE para os alunos de 5º ano matutino e a EMILIA para os alunos de 4º ano vespertino pretende-se despertar ainda mais o interesse e o gosto nos alunos pela leitura. Escolhi o personagem VISCONDE pelo fato de ser um grande leitor e viver dentro de uma biblioteca e a EMILIA por ser muito curiosa e esperta buscando descobrir sempre mais.
         Este macro projeto com dimensão interdisciplinar desenvolver-se-á no decorrer do ano inteiro podendo se desdobrar em pequenos micro projetos. As histórias, lendas, gráficos, tirinhas, receitas, poesias entre outros, estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de ler e ouvir diferentes gêneros textuais tem inúmeros significados. Está relacionado ao cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e à de se expressar. Além disso, a leitura de histórias, lendas, gráficos, tirinhas, receitas, poesias entre outros, aproxima a criança do universo letrado e colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios culturais: a leitura e a escrita. Esse projeto visa fazer com que o aluno tenha prazer em ler e consiga transmitir ao outro o que leu. Assim, o livro deve ser mostrado e aberto com dimensão do prazer e da alegria, para que o aluno perceba que ler é uma viagem maravilhosa e não apenas mais uma das atividades de escola.
Profª Luciana Pereira da Silva Chuway





MACROPROJETO:
“A VAQUINHA MEG- COMO REPRESENTAÇÃO DA IMPORTÂNCIA DO GADO LEITEIRO”

É um projeto amplo anual, que tem por finalidade de forma interdisciplinar e lúdica ajudar os alunos em dificuldades existentes em sala de aula.
            Traz como personagem lúdico a Vaquinha Meg- como representação da importância do gado leiteiro- se trata de um bichinho de pelúcia que faz parte da turma, presente em todas as atividades, trazendo novidades diferenciadas e dúvidas para serem tiradas.
A  definição do tema justifica-se a partir da realidade de nossos alunos, pois são crianças do campo(meio rural) e que compõem uma série de 4º ano composta por 24 alunos com alunos com dificuldades de escrita e leitura,  e uma de 1º  ano composta por 25 alunos em processo de alfabetização.








Nenhum comentário:

Postar um comentário